O Município > Festival de Pesca Esportiva

Festival de Pesca Esportiva de Barra do Garças

APRESENTAÇÃO

BARRA DO GARÇAS: belezas naturais e polo empresarial do leste mato-grossense 

Barra do Garças é o principal destino turístico em Mato Grosso e um dos mais procurados no Brasil. Além das belezas naturais do rio Araguaia, o município tem chamado à atenção pelos investimentos que tem recebido nos últimos anos, atraindo grandes grupos empresariais.

Desde 2013, com a ascensão do empresário Roberto Farias como prefeito, a cidade passou a viver uma nova realidade. O jovem prefeito mudou a forma de se fazer política e começou a preparar Barra do Garças para receber grandes empresas. Sua visão empresarial colaborou para essa transformação.

Nos últimos seis anos, Roberto Farias investiu na saúde, na educação, em infraestrutura, no social e, principalmente, na geração de emprego. Ao preparar a cidade para o boom empresarial, o prefeito projetou Barra do Garças para ser o maior polo empresarial na região leste de Mato Grosso.

O resultado desse trabalho foi a chegada de grupos empresariais antes restritos apenas ao eixo Rio-São Paulo. Empresas como a Havan, Atacadão, Toyota, Lojas Americanas, Pernambucanas, o Barra Center Shopping e franquias como a Girafas já são realidades.

Além dessas empresas, a cidade receberá em breve mais três grupos empresariais: Magazine Luiza, a franquia Bob’s e uma fábrica de ração e sal mineral.

Além da chegada dos grupos empresariais, Barra do Garças voltou a ter uma linhas aéreas 20 depois da desativação do último voo. Desde novembro de 2016 a Azul Linhas Aéreas opera frequências Barra do Garças/Cuiabá e Barra do Garças/Goiânia, garantindo facilidade no deslocamento às duas capitais.

“Desde que assumimos a prefeitura em 2013, começamos a preparar Barra do Garças para receber esses grandes investimentos. E graças a esse esforço, conseguimos mostrar para esses grupos que a cidade era viável economicamente e geograficamente, pois, absorve a demanda de mais de 40 municípios de Mato Grosso e Goiás. O resultado é a geração de emprego e renda”, destaca o prefeito Roberto Farias, que cumpre o segundo mandato.

Mesmo com o fortalecimento da economia no mercado varejista, como principal pilar econômico, Barra do Garças é considerada também um dos maiores polos educacionais da região Centro Oeste, com faculdades, um centro universitário e o campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). É por tudo isso, que vale a pena conhecer, desfrutar de suas belezas naturais e investir em Barra do Garças.

OBJETIVOS

Objetivo Específico

Organizar o Festival de Pesca Esportiva do Município de Barra do Garças para incentivar a prática dessa modalidade esportiva e por consequência incorporando esse evento ao calendário de festividades de nossa cidade.

Objetivo Geral

O Festival de Pesca de Barra do Garças é uma iniciativa da Prefeitura Municipal Barra do Garças que tem como organizador a Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura, tendo como objetivo estimular o potencial turístico da região incentivando a prática da pesca esportiva no Rio Araguaia, e ao mesmo tempo, educando e conscientizando a população para a preservação dele e de todo seu ecossistema, através da Legislação pesqueira vigente.

  • Estimular o potencial turístico do estado de Mato Grosso;
  • Estimular o potencial turístico do município de Barra do Garças;
  • Promover o lazer e a integração social;
  • Promover o combate a ações predatórias contra a ictiofauna, por meio do conhecimento e prática das leis ambientais e da pesca.

REGULAMENTO DO FESTIVAL

Das disposições e objetivos

Art. 1°. O Festival de Pesca de Barra do Garças, será realizado no dia 30/08/2019 á 01/09/2019 está regulamentado por este instrumento. É uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Barra do Garças/MT,

com organização da Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura – SMPA.
 
§ 1° Estimular o potencial turístico do Município de Barra do Garças
 
§ 2° Incentivar a prática da pesca esportiva, com a modalidade pesque e solte como o desenvolvimento
do turismo de pesca amadora
 
§ 3° Promover o lazer e a integração para a população e os amantes da pesca.
 
§ 4° Promover a educação ambiental.
 
§ 5° Valorizar as tradições histórico-culturais regionais.
 
§ 6° Promover o combate ás ações predatórias contra a ictiofauna por meio do conhecimento e
prática das leis de pesca.
 
Art. 2°. A programação terá como identidade o Porto do Baé, com suas águas, margens, praias, fauna
e flora, valorizando à cultura regional na sua forma mais ampla de expressão.
 
§1°. Campeonato de pesca esportiva embarcação motorizada.
§2°. Feira de artesanato e feira náutica.
§3°. Atividades de educação ambiental.
§4°. Shows regionais e apresentações culturais.
§5°. Desfile da Garota Festival de Pesca

Das inscrições

Art. 3°. As solicitações de inscrições deverão ser efetuadas conforme procedimentos específicos a seguir:
Até o dia 31/08/2019 até as 18hrs.
 
§1° As inscrições após o dia 20/08/2019 não receberão camisetas e boné.
 
§2° A Primeira etapa da inscrição consiste no preenchimento da ficha de inscrição na Secretaria de Pesca e Aquicultura na prefeitura de Barra do Garças.
 
§3° §3°. (Obs: O valor das inscrições será revertido na aquisição de camisetas e bonés para os competidores).

§4° Poderão ser feita as inscrições via site da Prefeitura.

Preenchimento da ficha por meio do site oficial da Prefeitura de Barra do Garças:

 

 
http://www.barradogarças.mt.gov.br/
 
Atendimento: 12h às 18h
 
Endereço: Centro, Rua Carajás, N° 522, Bloco IV
 
Qualquer dúvida entrar em contato com os servidores:
 
Paulo Henrique: (66) 99627-1471 W ou (66) 99201-9516
Acsa Farias: (66) 99281-6855
Raquel Pires: (66) 99633-7148
E-mail: [email protected]
Tel. da Secretaria: 3402-2000 Ramal: 2062
 
§5° A taxa de inscrição para participação no Campeonato de Pesca de Barra do Garças-MT será de R$: 150,00 (cento e cinquenta reais) por embarcação, independente do número de embarcados que
não excederá a 03 (três).
 
§6° Terceira etapa de inscrição será por meio da apresentação de documentos citados abaixo e retirada dos kits individuais de participação a ser realizado exclusivamente na Central de informações do evento
– localizado no Porto do Baé – No dia 31 de Agosto de 2019 das 12h00 ás 18h00 (Sábado). (Será entregue o mapa da pulverização).
 
I – Os participantes deverão entregar:
 
a) Original do comprovante de pagamento do valor da inscrição
b) Apresentar original de inscrição da embarcação atualizado – TIE
c) Apresentar original da habilitação para navegação- Arrais do capitão da equipe (em validade)
d) Apresentar original da licença amadora de pesca de todos os integrantes da equipe e em caso de pescador profissional, apresentar a carteira profissional (em validade)
 
§7º Não serão aceitas inscrições após as 18h00 no sábado (31/08/2019)
 
§8° O simples preenchimento da ficha de inscrição não dá direito a participar do evento.
 
A Inscrição somente será concretizada com o pagamento da taxa de inscrição, bem como, entrega e apresentação dos documentos exigidos e aprovados pela Comissão organizadora juntamente com a retirada do kit e comprovante de inscrição.
 
§9° as inscrições serão limitadas até o máximo de 100 embarcações
 
§10° Não haverá devolução do valor da inscrição caso a equipe não venha participar da competição.

Organização

Art. 4°. Compete à Comissão Organizadora designada por Portaria do Prefeito Municipal com os membros e suas funções, onde a mesma é composta por pessoas da administração municipal, órgãos públicos
federais, estaduais e entidades privadas, sem fins lucrativos. Os organizadores são responsáveis por entregar o regulamento para os pescadores.
 

§1º - Qualquer desacato por parte dos Participantes do Evento será Desclassificados.

Dos concorrentes e categorias

Art. 5° - O Festival de Pesca Esportiva de Barra do Garças/2019 está aberto a participação de todos e consiste em prova de pesca embarcada, utilizando sistema “pesque e solte’’, disputada por equipes formadas como segue:

§1° As embarcações de até (três) metros de comprimento só comportam 2 (dois) membros da equipe;

§2° As embarcações superiores a 3 (três) metros poderão ser compostas de 2 (dois) ou 3 (três) membros por equipe;

§3° A equipe pode ser composta de forma mista (homens e mulheres), só com homens ou só com mulheres.

§4° A equipe será formada por no máximo 3 (três) pessoas, incluindo o piloto.

§5° No ato de confirmação da inscrição, os membros da equipe receberão kit contendo 01 (um) boné e 01 (um) apito, 01 (uma) camiseta padronizada do festival de pesca, além de receber um mapa constando o local que vai ser a pulverização.

§6° As inscrições feitas após o dia 20/08/2019, não receberão camisetas e boné.

§7° É concedido à comissão organizadora, por meio da prefeitura municipal de Barra do Garças, o direito do uso e imagens dos participantes do festival de pesca 2019, em jornais, rádio, televisão, cartazes,
internet e outros meios de comunicação.

§8° As bases legais para a realização da Edição do Festival de Pesca de Barra do Garças-MT é a instrução Normativa n°. 001, de maio de 2012 e o Decreto N° 6.998, de 1° de fevereiro de 2006, que institui e
disciplina o funcionamento do Campeonato Estadual de Pesca, bem como respeitar o disposto no código Estadual de Meio Ambiente (Lei complementar N°. 38/1195) e a política Estadual de pesca (Lei N° 9.096 DE 16/01/2009).

§9° Todas as embarcações deverão estar pulverizadas no combate ao mexilhão dourado, pela comissão Organizadora, no local onde será realizada a largada a no mínimo 200 (duzentos) metros da margem do rio, em local devidamente apropriado. Que será informado no mapa entregue juntamente com os kits no dia 31/08/2019.

§10° a Fiscalização do Festival de pesca terá o apoio da Marinha do Brasil, SEMA, IBAMA, Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiro.

§11º Caso o pescador tenha necessidades fisiológica, terá que apitar, para chamar o fiscal que o levará em local adequado.

§12º Os pescadores poderão pescar com linha de mão, molinetes e ou/carretilhas, com varas e linhas de medidas livres e será permitida também a utilização de iscas artificiais e ou/naturais, lembrando
que não é permitido pescar durante a competição e utilizar esse pescado como isca, sob pena de desclassificação.

§13º Na hora da largada os pescadores deverão seguir o barco guia até o destino da pesca.

§14º A atividade de pesca esportiva, quando exercida em rios ou cursos d’água naturais, deve cumprir integralmente o período de defeso estabelecido pelas autoridades para as demais modalidades de pesca.

Proibições

Na Atividade de Pesca Esportiva é Proibido:

  • Fazer ceva tratada com Milho, Soja e outros.
  • Abandonar a embarcação e local da prova sem prévia autorização da fiscalização
  • Abordar ou deixar-se abordar por outra embarcação, respeitando o limite de 10 (dez) metros de distância entre as equipes.
  • Jogar lixo na água ou margem do Rio
  • Utilizar espinhel (linha com mais de um anzol)
  • Utilizar Anzóis com farpa
  • Mover-se durante a prova
  • Utilizar aparelhos detectores de cardumes
  • Utilizar aparelhagem de som de alta potência
  • Utilizar embarcações com dois motores
  • Utilizar motores abaixo de 15 HP e acima de 130 HP
  • Encostar à embarcação a margem do Rio
  • Transportar recipientes com capacidade maior que 30 litros
  • Durante a competição será proibido aos participantes tomar banho, no local destinado à competição.
  • Será proibido ao condutor da embarcação o uso de bebida alcoólica.
  • Abater o animal pescado, devendo o mesmo ser devolvido ao seu ambiente aquático em tempo hábil e nas condições biológicas de alimentação e reprodução anteriores ao ato de pesca;
  • Atirar o peixe ao chão ou usar os pés para contê-los ou jogá-los de volta a água;
  • Segurar o peixe pelas guelras;
  • Tentar recuperar o anzol, caso o peixe o tenha engolido;
  • Pendurar o peixe pela boca para ser fotografado ou PESADO.

Do Evento

Local, duração e fiscalização

  1. A área demarcada para a Competição de pesca, somente será informada aos competidores 15 (quinze) minutos antes da largada, garantindo total sigilo e credibilidade ao Evento.
  2. Após a chegada à área demarcada cada equipe terá limite de 01 (uma) hora para movimentar-se, sendo que após este limite não poderá de forma alguma movimentação de qualquer embarcação sem prévia autorização dos fiscais.
  3. A duração da competição será de 07 (sete) horas, sendo que será proibido o competidor sair sem a permissão dos fiscais antes do encerramento.
  4. A Comissão Organizadora estará presente no local para fiscalizar o Evento, auxiliar na medição das espécies e punir se necessário os infratores.
  5. Durante a entrega dos kits dia 31/08/2019, será entregue o adesivo com a numeração da embarcação que ficarão ancorados na rampa do porto com segurança, que será ordem na fila para o local da largada no dia 01/09.
  6. A Largada será dada respeitando a numeração em ordem (ex: 01,02,03), após todos os Barcos estarem inspecionados e pulverizados e deverão seguir o Barco Guia até a área demarcada para a competição, sempre respeitando o limite de 20 (vinte) km/h, sob pena de Desclassificação, além de sofrerem as sanções impostas por Lei da Capitania dos portos.
  7. Os barcos que fez a pulverização, vai receber um adesivo comprovando que ele foi no local da pulverização.
  8. Todas as espécies capturadas deverão ser devolvidas com vida ao rio sendo que espécies não informadas na tabela não serão válidas para pontuação.
  9. Todas as espécies independentes do tamanho deverão ser medidas e fotografadas sobre a régua pelos fiscais mais próximos e devolvidas imediatamente com vida ao Rio.
  10. O Sistema de Fiscalização será de 1 Fiscal para cada 10 até 12 embarcações inscritas;
  11. Toda a equipe deverá fazer o uso obrigatório de meios como: Viveiros Externos, Puçá, cuidado no manuseio e outros que possibilitem a manutenção da vida do peixe até verificação e pontuação pelos Fiscais.
  12. As espécies capturadas constantes na Tabela serão validas independentemente de tamanho. Exemplo: Um peixe com 40 Centímetros de cumprimento, que tem valor de 10 (dez) pontos por centímetros na Tabela, somará para a equipe que o capturou 400 (quatrocentos) pontos.
  13. Todas as equipes receberão uma via da ficha de anotação, contendo o número da equipe, a medida e o registro da espécie capturada assinada pelos fiscais. A ficha citada ficará à disposição dos participantes durante a apuração da pontuação para conferência.

Material de segurança

Diversos

  • A numeração da equipe competidora, fornecida pela organização do evento, deve estar em um local visível no barco, durante toda a prova, sob pena de desclassificação.
  • A marcação do número de inscrição emitido pela marinha do Brasil e nome da embarcação devem estar legíveis no casco da embarcação.
  • Água, Alimentação e Combustível Extra, serão de responsabilidade de cada competidor.

PROGRAMAÇÃO DO TORNEIO

01/09/2019 – Domingo

06h - Café da Manhã
07h - Inspeção de Embarcações
08h - Largada
16h - Encerramento
20h - Entrega da Premiação

Premiação do Festival

A Premiação, será a partir das 18h, com a entrega dos Prêmios.

1º Lugar: Barco e Motor
2º Lugar: Barco
3º Lugar: TV 43"
4º Lugar: Gerador

Premiação da Garota e Garoto Festival de Pesca

Inscrições com o servidor Mauro Alex: (66) 9 9281-7865

1º Lugar: 800,00
2º Lugar: 400,00
3º Lugar: 300,00

TABELA DE PONTUAÇÃO

PONTOS POR ESPÉCIE
10 50 100
       

CONCLUSÃO

O festival de Pesca está entre as atividades de conscientização e lazer mais difundidas no mundo, sendo uma prática promotora da união familiar ou de grupos de amigos. Muitas vezes, o Festival de Pesca é a principal motivação para uma viagem de turismo. O nosso país possui um enorme potencial para o desenvolvimento desta atividade, principalmente devido aos seguintes aspectos: (1) grande variedade de peixes, (2) vasta extensão costeira e (3) enorme amplitude hidrográfica.

Diante disso, o Festival de Pesca é uma forma de incentivarmos essa prática tão popular em nossa região, proporcionando lazer para nossa comunidade e servindo para estimular a preservação ambiental.

Prefeitura Municipal de Barra do Garças • Rua Carajás, 522 • Centro • CEP 78.600-000 • Fone: (66) 3402-2000
Araguaia Networks Designed by André Luiz