03/09/2014 16:52:00657 exibições

Secretário explica que prefeitura de Barra do Garças participou do combate ao incêndio na Serra Azul

RONALDO COUTO

O secretário de Urbanismo de Barra do Garças Lúcio Junqueira concedeu entrevista quarta-feira (3) para esclarecer a sociedade de que a prefeitura de Barra ajudou no combate ao incêndio florestal no Parque Estadual da Serra Azul rebatendo comentários que foram postados na internet, “Eu estava em viagem a São Paulo quando recebi um telefona e de imediato a prefeitura se colocou a disposição para ajudar a Sema e os bombeiros no combate ao incêndio. Portanto não procede alguns comentários que criticam a prefeitura de não ajudar. Isso não é verdade. Estivemos juntos com os bombeiros e técnicos da Sema na luta contra esse fogo na serra”, frisou.
            Lúcio Junqueira explicou que a prefeitura ajudou abastecimento do avião dos bombeiros e na contratação dos brigadistas para combater o incêndio. E que o município ainda colaborou no abastecimento do avião utilizado pelos bombeiros para jogar sobre o parque em chamas. Segundo Lúcio em função deste trabalho na serra, a Secretaria de Urbanismo suspendeu algumas ações em praças e canteiros para ‘socorrer’ a serra. Durante a entrevista o secretário disse que a prefeitura está à disposição para debater com os demais órgãos um plano de manejo e proteção do parque para evitar novas destruições no futuro. O diretor do parque Pedro Santiago disse que o parque está fechado para visitações para levantar o prejuízo causado. “Infelizmente 70% do parque foi queimado porque havia muito material de combustão e o que tempo seco propagou mais rapidamente o incêndio”, salientou.
            Pedro agradeceu a participação da prefeitura no combate ao incêndio da mesma os bombeiros, brigadistas e soldados do Exército. O parque estadual da Serra Azul foi criado em 1994 e tem uma área de 11 mil hectares. Ha sete anos não havia uma queimada com essa intensidade no parque explica Pedro Santiago.