09/07/2019 15:04:005598 exibições

Secretária de Barra do Garças conhece potencialidades e destaca pontos em comum entre o Programa de Regionalização do Turismo do MTUR com a Liga do Araguaia

SECOM/BG - FRANCIS AMORIM

Prefeitura Municipal de Barra do Garças - Mato Grosso

A Secretária de Turismo de Barra do Garças, Mônica Porto, visitou no último final de semana (6 e 7), propriedades rurais que fazem parte da Liga do Araguaia no município de Cocalinho, que faz parte do roteiro Portal do Araguaia do Mapa do Turismo do Programa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo.

A representante de Barra do Garças foi uma das convidadas especiais do empresário Caio Penido, proprietário de uma das áreas que já estão visando a exploração do turismo sustentável de forma ordenada, uma das metas da Liga do Araguaia. No final de semana, o empresário promoveu na Fazenda Água Viva, um Dia de Campo denominado “Pecuária Sustentável no Vale do Araguaia”, que alia três vertentes: a agropecuária, o turismo em área rural e a sustentabilidade. O evento contou com fazendeiros da região que fazem parte da Liga do Araguaia e pessoas ligadas a projetos de turismo em área rural.

Durante dois dias, Mônica Porto, ao lado de vários agropecuaristas, do ator Victor Fasano, do biólogo e apresentador Richard Rasmussen e da gerente da agência Sebrae de Barra do Garças, Lidiane Ângelo, conheceu de perto o potencial turístico existente nas fazendas Água Preta e Água Viva, como a Gruta Azul, as praias do Rio das Mortes (com passeio de barco), a Ilha da Anta, lagos espetaculares, o Fervedouro (nascentes naturais de águas cristalinas e peixes coloridos formando um aquário natural), cavernas calcárias, uma igrejinha católica e um cruzeiros utilizados pela Missão Salesiana para a evangelização das comunidades indígenas.

“São belezas que integrarão o Programa de Regionalização do Turismo, formado por Barra do Garças, Cocalinho, Nova Xavantina, Canarana, Campinápolis, Ribeirão Cascalheira e Querência, e que serão exploradas de forma sustentável em propriedades rurais após a formatação dos produtos turísticos. Hoje esses locais estão em propriedades que fazem parte da Liga do Araguaia, que reúne mais de 70 fazendas”, destacou a secretária.

Mônica Porto estará auxiliando a Liga, juntamente com a Secretaria Adjunta de Turismo do Estado de Mato Grosso e o Sebrae, para a inserção deste potencial no Programa de Regionalização do Turismo, na emissão da certificação ambiental e na questão de segurança de uso através do Corpo de Bombeiros, culminando com a consultoria para a formatação dos produtos turísticos que poderão ser ofertados no mercado. “Este projeto é de fundamental importância pois estes atrativos vão elevar o patamar da região em todo o país”, ressalta a secretária.

Curso de guia de turismo

A capacitação também é uma importante vertente neste processo. Já foi solicitado à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação a realização de um curso de nível técnico para a formação dos profissionais que irão atuar nesta área. Os interessados podem procurar a Secretaria de Turismo de Barra do Garças para manifestar o interesse.

Prefeitura Municipal de Barra do Garças • Rua Carajás, 522 • Centro • CEP 78.600-000 • Fone: (66) 3402-2000
Araguaia Networks Designed by André Luiz