25/06/2019 16:19:001414 exibições

Campanha busca conscientizar alunos e população sobre os riscos das queimadas

SECOM/BG

Prefeitura Municipal de Barra do Garças - Mato Grosso

Conscientizar os alunos da rede municipal e chamar à atenção da sociedade sobre as consequências das queimadas urbanas para a saúde humana. Esse é o objetivo da Campanha Prev Queimadas lançada pela Secretaria de Meio Ambiente em conjunto com a Secretaria de Educação neste período de seca.

Com o slogan “Prevenir é dever de todos”, a campanha é compartilhada com a realização de um concurso para os alunos da educação infantil e ensino fundamental das unidades escolares do município com o tema “Por que não devo queimar?”.

Com alto índice de registro de focos de queimadas nos últimos anos em Barra do Garças, a Secretaria de Meio Ambiente alerta que a prática é irregular e passivo de multa. Lembra que ao longo do ano, os proprietários de áreas não edificadas são notificados para que mantenham limpos seus imóveis, contudo, algumas incidências são registradas.

A Secretaria informa ainda que a queimada urbana é crime ambiental previsto na Lei Complementar 127/2010 e cabe multa que pode variar em até R$ 4 mil reais.

Para minimizar o impacto negativo dessa prática a Secretaria de Meio Ambiente reuniu parceiros para a realização do concurso que visa a conscientização e a prevenção de queimadas no município.

Os alunos interessados em participar do concurso podem se inscrever nas suas respectivas escolas até o final deste mês de junho. O resultado será divulgado no mês de outubro.

Prefeitura Municipal de Barra do Garças • Rua Carajás, 522 • Centro • CEP 78.600-000 • Fone: (66) 3402-2000
Araguaia Networks Designed by André Luiz