14/05/2019 13:43:0039 exibições

GGIM e instituições públicas e privadas lançam o projeto "Sinal pela Vida"

Condutores de veículos serão orientados a dar passagem aos pedestres por um simples sinal: o símbolo da vida

SECOM/BG

Prefeitura Municipal de Barra do Garças - Mato Grosso

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) em parceria com instituições públicas e privadas, lançou na manhã desta terça-feira (14), no plenário da Câmara de Vereadores, o projeto ‘Sinal pela Vida’, iniciativa com a finalidade de conscientizar os condutores de veículos a dar passagem aos pedestres na faixa de segurança nas ruas de Barra do Garças.

Inspirado em uma campanha desenvolvida em Brasília (DF), o projeto percorrerá às ruas, escolas públicas e particulares para a distribuição de 20 mil panfletos e 10 mil adesivos educativos com os lemas: ‘Faixa de Pedestres, eu Respeito’ e ‘Respeitar a faixa é respeitar a Vida’.

Segundo o vice-prefeito e secretário-geral do GGMI, Weliton Marcos, é inadmissível uma cidade como Barra do Garças registrar mais de 700 acidentes de trânsito em 12 meses, sendo 44 somente nas faixas de trânsito. “É importante essa campanha para conscientizar os condutores e chamar a sua atenção para que, se alguém esticou o braço e ele, simboliza a sua passagem pela faixa, simboliza o sinal pela vida”, ressaltou.

Para auxiliar o projeto, o prefeito Roberto Farias trabalha pelo recapeamento das ruas e avenidas do setor central, mapeamento dos pontos críticos e apontamento das medidas que serão tomadas para frear esse grande índice de acidentes. Entre as medidas iniciais estão, além do recapeamento, está o recuou das faixas localizadas nas esquinas para o meio da pista, proporcionando mais segurança aos pedestres.

Durante o lançamento do projeto, o comandante da Aeronáutica em Barra do Garças, Capitão Cássio Volek apresentou a equipe de palestrantes que estará nas escolas para a realização de palestras e distribuição de material educativo. A equipe é formada pela Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran-MT, Sistema Penitenciário, Politec, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Associação Amigos dos Animais e Aeronáutica. A primeira palestra será no dia 17, na Escola Estadual Irmã Diva Pimentel.

Comparecimento

Os secretários Mauro Piauí (Planejamento), Agvailton Alves Júnior (Planejamento Urbano e Obras), Paulo Henrique Borges (Pesca e Aquicultura), Carlos Gontijo (Transportes e Serviços Públicos) e Fabiano Dalla Agnol (Indústria, Comércio e Desenvolvimento Rural), os vereadores João Rodrigues de Souza, o Dr. Joãozinho (presidente da Câmara Municipal), Geralmino Neto, o Dr. Neto, Paulo Raye, Francisco Garrincha e Reginaldo Barrufão, e representantes das instituições envolvidas, entre eles o juiz de Direito Carlos Augusto Ferrari e a promotora de Justiça, Nathalia Carol Manzano Magnani, os comandantes do Exército, tenente-coronel José Jorge Gonçalves, da PM, tenente-coronel Gilvando de Souza, o delegado regional Adilson Gonçalves, o inspetor Cristino Silva, da 8ª Delegacia da PRF, o tenente Diniz, do Corpo de Bombeiros, o diretor da 3º Ciretran, Carpegiane Gonzaga e o presidente da CDL, Leonardo Carvalho, prestigiaram o lançamento do projeto.

Parceiros do projeto

São parceiros do projeto a Prefeitura de Barra do Garças, Câmara Municipal, Poder Judiciário, 58º BIMTz (Exército), DTCEA-BW (Aeronáutica), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil de Mato Grosso, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal, Polícia Civil de Goiás, União das Associações de Moradores, Detran-MT, Defesa Civil, Conselho Tutelar, CDL, Ministério Público, Univar, Viação Xavante, Unimed, Politec, Defensoria Pública e Associação Amigos dos Animais.

Prefeitura Municipal de Barra do Garças • Rua Carajás, 522 • Centro • CEP 78.600-000 • Fone: (66) 3402-2000
Araguaia Networks Designed by André Luiz