11/04/2019 14:31:0050 exibições

Implantação do programa de turismo rural sustentável é discutido em Barra do Garças

SECOM/BG

Prefeitura Municipal de Barra do Garças - Mato Grosso

A Secretaria de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Rural reuniu representantes de vários segmentos nessa quarta-feira (10), na Prefeitura de Barra do Garças, para dar prosseguimento as ações de implantação do programa de exploração do turismo rural sustentável, inserido no Projeto Produzir, Conservar e Incluir Municipal (PCI).

O encontro contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Turismo, Câmara de Vereadores, Sebrae, Funai, Senac, Indea e trade turístico, que estão discutindo o planejamento estratégico para a implementações de ações que possam explorar o turismo rural de forma correta.

Com um vasto potencial eco e etno-turístico, Barra do Garças espera ser o primeiro município Mato Grosso a elaborar e implantar uma política de fomento sustentável do turismo rural. Novas reuniões serão agendadas para ampliar as discussões para a finalização da ideia.

“O município possui um fantástico potencial e nossa meta é criar essa política para que possamos explorar essas fontes, como as tradições indígenas, a agricultura familiar, entre outras. Para isso, estamos agregando várias entidades que já possuíam projetos para nos unirmos em torno de um só projeto, mais amplo e que atendem a esses anseios”, disse o secretário Fabiano Dalla Agnol.

O PCI Municipal, originário do PCI Estadual, tem por finalidade desenvolver várias vertentes tendo como pontos chaves o desenvolvimento rural sustentável, promoção de técnicas de conservação e assistência técnica especializada nos assentamentos.

Para desenvolver esse projeto a Secretaria de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Rural conta com o apoio de vários parceiros, entre eles os Instituto de Conservação Ambiental The Nature Conservancy do Brasil e Consórcio Sustentável (IDH), além do apoio da Câmara Municipal por meio de todos os vereadores.

Prefeitura Municipal de Barra do Garças • Rua Carajás, 522 • Centro • CEP 78.600-000 • Fone: (66) 3402-2000
Araguaia Networks Designed by André Luiz