07/03/2019 13:25:0058 exibições

Dia Internacional da Mulher será comemorado com evento especial no antigo CSU

SECOM/BG

Prefeitura Municipal de Barra do Garças - Mato Grosso

O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (8), será lembrado de forma especial em Barra do Garças. A Secretaria Municipal de Assistência Social estará promovendo um encontro a partir das 8 horas, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) – Casa da Família -, o antigo CSU, no bairro Santo Antônio, dedicado, exclusivamente, às mulheres do município.

Durante toda a manhã, serão realizadas palestras educativas, distribuição de brindes e prestadas homenagens às mulheres que comparecerem com a entrega de rosas pelos homens que estarão participando da coordenação do evento. A expectativa é reunir cerca de 500 mulheres. Os portões do CRAS serão abertos às 7h30 para a recepção das convidadas.

Segundo a secretária de Assistência Social, Ida Madalena Francisquelli, o encontro terá início às 8 e término às 11, com uma extensa programação para marcar o Dia Internacional da Mulher. “É uma data especial para as mulheres, que lembra a sua luta pela conquista do seu espaço na sociedade e uma forma de homenageá-las pelos serviços prestados a Barra do Garças. Teremos uma manhã bastante festiva”, disse.

A secretária estendeu o convite a todas mulheres de Barra do Garças para que elas possam participar do evento e torná-lo ainda mais especial.

História

O dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres (principalmente nos EUA e Europa) por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos.

No dia 8 de março de 1857, trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova Iorque paralisaram as atividades por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres. O movimento foi reprimido com violência pela polícia.

Em 8 de março de 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque, realizaram uma manifestação para lembrar o movimento de 1857 e exigir o voto feminino e fim do trabalho infantil. O movimento também foi reprimido pela polícia.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem ao movimento pelos direitos das mulheres e como forma de obter apoio internacional para luta em favor do direito de voto para as mulheres.

Mas somente no ano de 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, que a ONU (Organização das Nações Unidas) passou a celebrar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março.

Prefeitura Municipal de Barra do Garças • Rua Carajás, 522 • Centro • CEP 78.600-000 • Fone: (66) 3402-2000
Araguaia Networks Designed by André Luiz