04/02/2019 14:40:0066 exibições

Defesa Civil levanta áreas de risco para adotar medidas de prevenção contra desastres naturais

SECOM/BG

Prefeitura Municipal de Barra do Garças - Mato Grosso

Nove pontos analisados por técnicos da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (Serviço Geológico do Brasil), órgão ligado ao Ministério de Minas e Energia, serão monitorados pela Defesa Civil de Barra do Garças para a notificação de moradores e prevenção de possíveis desastres naturais que podem ocorrer durante e depois do período chuvoso.

O relatório de 61 páginas elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil aponta os bairros Jardim Amazônia (BNH), setor Maria Lúcia (Dermat), Jardim das Mangueiras, Vale do Amanhecer, Alto Boa Vista, Vila Santo Antônio, setor União, Jardim Pitaluga, Ouro Fino, Jardim Mariano e bairro São Benedito como setores de alto risco na zona urbana de Barra do Garças.

Nesses locais, a Defesa Civil alerta para eventuais ocorrências de rolamento de rochas, queda de rochas, enxurradas e deslizamento de solo e deslizamento de solo. Nas áreas apontadas, 545 residências com 2.180 pessoas estão em áreas que oferecem algum tipo de risco. Sete setores apontam para o risco de deslizamento de solo ou rocha e cinco de rolamento e queda de bloco de rocha.

A partir desse levantamento, a Defesa Civil estará elaborando um planejamento com instituições de apoio no sentido de notificar os moradores dessas áreas e, consequentemente, evitar ocorrências naturais. A maioria das casas está localizada nas encostas da Serra Azul, passivo de deslizamento de rochas.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Paulo Henrique Borges, o mapeamento feito pelo Serviço Geológico do Brasil servirá como subsídio para as medidas que serão sendo tomadas para evitar desastres naturais “A melhor saída é a prevenção. E esse trabalho estaremos realizando corriqueiramente, inclusive, com a notificação de moradores que correm risco de serem atingidos”, ressalta.

O levantamento de áreas de risco é o primeiro documento realizado com o propósito de buscar saídas para evitar casos como os já ocorridos em Barra do Garças. Para coordenar as ações, o prefeito Roberto Farias, com o apoio da Câmara de Vereadores e do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil, implantou a Defesa Civil do município, órgão que já está atuando para cumprir o seu papel de zelar pela segurança dos moradores dessas áreas.

Prefeitura Municipal de Barra do Garças • Rua Carajás, 522 • Centro • CEP 78.600-000 • Fone: (66) 3402-2000
Araguaia Networks Designed by André Luiz