20/12/2018 16:57:00166 exibições

Defesa Civil e Secretaria de Saúde encerram a campanha de combate à dengue em Barra do Garças

SECOM/BG - FRANCIS AMORIM

Prefeitura Municipal de Barra do Garças - Mato Grosso

A Prefeitura de Barra do Garças por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e Secretaria de Saúde concluiu nesta quinta-feira (20), a campanha “Dia D” de combate à dengue, realizada em conjunto com outras entidades. O encerramento aconteceu no bairro de Vila Maria, com a mobilização de uma verdadeira força tarefa para eliminar possíveis focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Durante cerca de 30 dias, a campanha de combate à dengue percorreu todos os bairros de Barra do Garças com várias ações preventivas, como distribuição de panfletos educativos, serviços de orientação aos moradores e recolhimento de materiais que poderiam servir de criadouros do mosquito. Na ação de hoje a mobilização foi a maior da campanha.

Além do pessoal de campo, responsável pela visita às casas para o trabalho de orientação, a Coordenadoria de Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Saúde contou com o apoio logístico de quatro caminhões e uma pá carregadeira da Secretaria de Transportes e Serviços Públicos para o recolhimento de materiais receptivos aos focos do mosquito do aedes aegypti.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Paulo Henrique Borges, a mobilização desta quarta marca o encerramento da campanha, mas as ações continuam em toda a cidade com o apoio de cada morador. “Desde as primeiras horas desta quarta, mobilizamos um grande contingente de pessoas para essa ‘guerra’ contra o mosquito transmissor da dengue. Agora cabe a sociedade colaborar”, alertou.

Conforme Paulo Henrique, há mais de 30 dias agentes de saúde e agentes ambientais da Secretaria de Saúde já estavam nos bairros, contudo, era preciso um esforço concentrado para alertar a sociedade do perigo que representa a dengue. “Com o apoio do prefeito Roberto Farias, da secretária de Saúde, Clênia Monteiro e dos nossos parceiros, todas as casas, comércios e terrenos baldios foram visitados com a finalidade de eliminarmos qualquer possibilidade do surgimento de focos do aedes aegypti”, disse.

A campanha contou com o apoio da Policia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiro, Escritório Regional da Saúde, CINDACTA I (Aeronáutica), Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Indústria e Comércio, Secretaria Educação, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Transportes e Serviços Públicos, Secretaria de Obras e Planejamento Urbano, Exército (58º BIMTz), Energisa, Associação Amigos dos Animais, Águas de Barra do Garças, União das Associações de Moradores e Loc Service.

Prefeitura Municipal de Barra do Garças • Rua Carajás, 522 • Centro • CEP 78.600-000 • Fone: (66) 3402-2000
Araguaia Networks Designed by André Luiz