27/11/2018 14:46:0039 exibições

Ações são desenvolvidas no Jardim Nova Barra para evitar novos alagamentos

SECOM/BG

Prefeitura Municipal de Barra do Garças - Mato Grosso

Com a trégua das chuvas nessa segunda-feira (26), a Secretaria de Transportes e Serviços Públicos desenvolveu novas ações preventivas no Jardim Nova Barra como forma de evitar novos alagamentos. Homens e máquinas trabalharam durante todo o dia para a abertura da vala de escoamento na avenida Amazonas, principal ponto de acúmulo de água.

Além da abertura da vala principal, no canteiro central da avenida, outra medida tomada pela Prefeitura foi a sinalização de cruzamentos que poderiam colaborar para a ocorrência de acidentes. Manilhas foram colocadas nesses locais para limitar a passagem de veículos nos pontos considerados críticos. Outra ação foi a retirada do playground para evitar risco de acidentes com crianças.

Desde o início do período chuvoso com o registro de alagamentos, o município tem procurado realizar ações emergenciais no Jardim Nova Barra para amenizar os problemas que afetam os moradores. Entre as medidas, além da abertura de valas na avenida Amazonas e vias próximas, o prefeito Roberto Farias, vereadores e representantes do bairro cobraram do superintendente do DNIT, Orlando Fanaia, ações para pôr fim aos transtornos.

A cobrança ao dirigente do DNIT envolveu, inclusive, o Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Guilherme Fernandes, para apresentar medidas que possam solucionar a questão. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) deverá ser assinado nos próximos dias com uma solução definitiva para o problema.

Enquanto durar o período chuvoso, a Secretaria de Transportes e Serviços Públicos vai manter uma equipe de plantão para a reabertura das valas de escoamento. Ocorre que com a vazão da água, as valas são cobertas pelo terra que desce dos pontos altos e novas ações precisam ser feitas para a retirada do acúmulo de restos do solo.

Prefeitura Municipal de Barra do Garças • Rua Carajás, 522 • Centro • CEP 78.600-000 • Fone: (66) 3402-2000
Araguaia Networks Designed by André Luiz