03/10/2018 15:22:00174 exibições

Prefeitura e superintendente da Caixa assinam ordem de serviço para conclusão de casas populares

SECOM/BG - FRANCIS AMORIM

O prefeito Roberto Farias, acompanhado pelo superintendente Regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Moacyr do Espírito Santo, assinou nesta quarta (3), a ordem de serviço para o reinício das obras dos conjuntos habitacionais Carvalho I, II e III. A previsão é que dentro de 12 meses as obras sejam concluídas e entregues às famílias já sorteadas pela Prefeitura de Barra do Garças.

A retomada acontece cinco anos depois que as obras foram paralisadas por falta de recursos do Governo Federal. Nesse intervalo, o prefeito Roberto Farias fez diversas viagens à Cuiabá e Brasília, se reunindo com representantes da Caixa Econômica e da bancada federal de Mato Grosso em busca de apoio para a conclusão das casas. Em uma das viagens ao Distrito Federal, o prefeito se reuniu também com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy.

Iniciadas em 2013, as 1.436 casas já deveriam ter sido entregues às famílias, contudo, a crise econômica e o atraso nos repasses dos recursos da presidente Dilma Rousseff à Caixa, levou as construtoras responsáveis pelas obras a paralisá-las, causando enormes prejuízos à cidade. Além da falta de dinheiro, a judicialização dos conjuntos emperrou ainda mais o processo de retomada.

Foi preciso aguardar pela solução desses trâmites para que a Caixa Econômica Federal pudesse realizar uma nova licitação e garantir que as obras fossem reiniciadas. São centenas de famílias que serão beneficiadas pelas novas casas populares.

De acordo com o superintendente da Caixa em Mato Grosso, Moacyr do Espírito Santo, serão investidos R$ 55,9 milhões na conclusão das obras. “Em Mato Grosso 6 mil unidades estavam paralisadas, sendo 1.436 em Barra do Garças. Com essa nova licitação, vencida pela Construtora Resecom, todas as unidades serão concluídas no prazo máximo de 18 meses, mas com previsão de 12”, disse.

Emprego

A retomada imediata das obras, segundo o prefeito Roberto Farias e o superintendente da Caixa, serão gerados 250 empregos diretos. Os trabalhadores interessados em uma vaga poderão levar o currículo na sede do Sine, na unidade do Ganha Tempo. “Serão injetados R$ 55 milhões na economia local e gerando mais empregos, além de garantir o sonho da casa própria para as famílias que guardam pelo benefício”, destacou o prefeito.

A Construtora Resecom, além de concluir as 1.436 unidades, será responsável também pelas obras complementares, como a pavimentação das ruas, ligando o Carvalho I, II e III aos bairros Jardim Nova Barra, Wilmar Peres e Solar Ville.