03/09/2018 13:52:00118 exibições

Semana da Pátria é aberta com ato cívico-militar na Prefeitura de Barra do Garças

SECOM/BG - FRANCIS AMORIM

Prefeitura Municipal de Barra do Garças - Mato Grosso

Teve início no sábado (1), as comemorações da Semana da Pátria, em Barra do Garças. A cerimônia foi aberta oficialmente pela Secretaria Municipal de Educação em ato cívico-militar realizado em frente à Prefeitura.

O primeiro dia da programação contou com a participação do Exército, escolas da rede municipal e a banda Ofélia Dondo. As comemorações dos 196 anos de Independência do Brasil prosseguem até o dia 7, com o desfile militar na avenida Ministro João Alberto.

No ato de abertura neste sábado, o Exército montou um stand no pátio da Secretaria de Educação para expor materiais de uso diário de treinamentos no quartel do 58º Batalhão de Infantaria Motorizado, e as escolas Waldiza Flores Lopes, Elizabeth Sanches Lacerda e Arlinda Gomes realizaram apresentações ao som das músicas “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, e “Todo Mundo”, de Gaby Amarantos.

De acordo como o secretário de Educação, Albérico Rocha Lima, as comemorações da Semana da Pátria acontecem anualmente entre os dias 1º e 7 de setembro em Barra do Garças com a realização de atos cívicos na Prefeitura e encerramento com o desfile militar na avenida Ministro João Alberto. “A finalidade desse ato é despertar o civismo em nossos jovens e nas pessoas. Precisamos incentivar para que esse culto a pátria se renove a cada ano”, disse.

O comandante do 58º Batalhão de Infantaria Motorizado, coronel Gilvan Augusto Farias destacou as comemorações da Semana da Pátria. Segundo ele, o evento marca a Independência do Brasil e também o patriotismo e o nacionalismo do país que precisam ser comemorados pelo fator histórico e cultural que a data representa.

Além das apresentações do Exército e das escolas municipais, a abertura da Semana da Pátria foi marcada também pela execução do hino nacional brasileiro, hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal, e pelo acendimento do fogo simbólico pela atleta Vitória Saraiva, da Escola Coopema.

A abertura da Semana da Pátria foi prestigiada pelos secretários Albérico Rocha Lima, Educação; Clênia Monteiro, Saúde; Patrícia Saraiva, Administração e Luceli Torres, Finanças.

Prefeitura Municipal de Barra do Garças • Rua Carajás, 522 • Centro • CEP 78.600-000 • Fone: (66) 3402-2000
Araguaia Networks Designed by André Luiz