29/08/2018 15:56:00197 exibições

Dia "D" da vacinação contra raiva acontece neste sábado em Barra do Garças

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde a meta é vacinar 15 mil animais entre cães e gatos

SECOM/BG - DHYEGO RODRIGUES

A Prefeitura de Barra do Garças juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado (01) das 8h às 17h, um mutirão de vacinação antirrábica nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Policlinicas Santo Antônio e São José, Centro de Referência Regional de Especialidade em Saúde (antigo CCAP) e nas Escolas Estadual Maria de Nazareth e Francisco Dourado.

A meta de imunização é de 15 mil animais, sendo 10 mil cães e outros 5 mil gatos, segundo levantamento realizado em Barra do Garças.

Por causa da aglomeração de bichos nos postos durante o dia "D" – o que pode causar brigas e acidentes –, a secretaria orienta adultos a não entregarem para crianças a responsabilidade da condução de animais de raças de grande porte.

No caso de cachorros, recomenda-se levá-los presos a uma coleira e guia. Se forem agressivos, têm de estar com focinheira ou mordaça. Os gatos, se possível, devem ser colocados em uma caixa de transporte ou um saco de linhagem ou estopa.

A raiva é causada pelo lyssavírus e ataca o sistema nervoso dos mamíferos – primeiramente, o sistema nervoso periférico e, na fase mais grave da doença, o central. A transmissão se dá por meio da saliva e de secreções do animal infectado, principalmente por arranhadura ou mordedura.

Para quem foi mordido, a orientação é lavar imediatamente o ferimento com água e sabão em barra, procurar o centro de saúde mais próximo e comunicar a situação por meio do Disque Saúde (160). O animal com suspeita de raiva deverá ficar em observação por dez dias, em local seguro, com água e comida.

Em seres humanos, o tempo entre a infecção e o aparecimento da doença varia de 7 a 10 dias. Alguns dos sintomas são convulsão, febre baixa, perda de função muscular, excitabilidade, agitação e ansiedade.