12/04/2018 16:43:00170 exibições

Capacitação atualiza profissionais da saúde em Barra do Garças para o manejo clínico da Dengue, Zika e Chikungunya

SECOM/DHYEGO RODRIGUES

A Secretaria Municipal de Saúde realiza até o dia 20 abril, uma série de oficinas de capacitação em Manejo Clínico de Dengue, Zika e Chikungunya, direcionada aos profissionais de saúde que atuam na atenção primária na prevenção e controle do Aedes aegypti. A qualificação está sendo ministrada por enfermeiros, coordenadores da saúde coletiva, atenção básica e educação em saúde da Secretaria.

De acordo com a secretária de saúde de Barra do Garças, Daniela Côrtes Schulze, a ação tem como intuito o preparo de todos os profissionais atuantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) no Manejo Clínico de pacientes que sofrem com alguma doença transmitida pelo mosquito.

Nas oficinas é possível conhecer mais sobre outras doenças como as arboviroses, doenças causadas pelos arbovírus que incluem o vírus da Dengue, Zika vírus e da Febre Chikungunya e Febre Amarela. Sua classificação engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, classificação de insetos e aracnídeos como mosquitos, carrapatos e aranhas.

A cada ano, mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo são infectadas e mais de um milhão morrem por doenças transmitidas por mosquitos, moscas, carrapatos e outros vetores. São doenças que não passam diretamente de uma pessoa para outra, transmitidas geralmente por insetos, responsáveis pela veiculação biológica de parasitas e microrganismos ao homem e animais domésticos. No Brasil, inúmeras doenças são transmitidas por vetores, com destaque para dengue, malária, doença de Chagas e leishmaniose.

Por isso é importante haver uma capacitação para que haja cada vez mais o cuidado com rotina de atendimento na saúde do povo barragarcense, além de ser um importante instrumento de atualização técnica dos profissionais.

Nas atividades são destacadas características importantes do Aedes aegypti, mosquito que transmite a Dengue, Chikungunya e Zika, como mudanças ambientais, aumento substantivo de viagens e do comércio internacional, mudanças nas práticas agrícolas e uma rápida urbanização não planejada estão causando aumento no número e na disseminação de muitos vetores em todo o mundo e tornando novos grupos de pessoas vulneráveis.

A participação dos profissionais da Atenção Básica nessa capacitação é de extrema importância, já que visa ampliar o olhar para as suspeitas, diagnóstico e tratamento oportunos, visando à redução de casos graves e óbitos. A não identificação e acompanhamento oportunos dos pacientes suspeitos da doença elevam a possibilidade de agravamento do quadro clínico principalmente no verão, período em que o número de casos suspeitos de arboviroses aumenta devido ao calor e maior frequência de chuvas.