16/03/2018 14:46:00529 exibições

Secretaria Municipal de Saúde reúne com equipe do DSEI sobre o índice de mortalidade infantil nas Aldeias

DHYEGO RODRIGUES

Foi detectado após julgamento das contas e relatórios da Secretaria de Saúde de Barra do Garças um indicativo de mortalidade infantil e um número considerado de indígenas internados entre 0 e 10 anos de idade. Os maiores casos são de desnutrição severa e verminose com agravamento de saúde devido à queda na imunidade do paciente, ocasionando o aumento nos casos de diarreia e vômito.

Preocupada com esses dados, a secretária de saúde do município, Daniela Côrtes Schulze, realizou uma reunião com a Chefe da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (Diasi), Dorly dos Santos Candido, Presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena  (Condisi), Saulo UB'UHU'UWE,  juntamente com o diretor clínico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Wilson Vilela Medeiros Filho, com o médico pediatra do Hospital, Lourivaldo Ribeiro Junior, a diretora da UPA, Clenia Ibrahim e o diretor do hospital, Adilson Tavares Lopes, com intuito de adotar uma ação que visa diminuir ou zerar este índice de mortalidade infantil.

“Nossa preocupação é no agravamento da saúde dessas crianças, quando o organismo fica resistente ao tratamento, a tendência é ir piorando cada vez mais e vir a óbito. Nossa proposta é de promover saúde através da prevenção na saúde básica e não continuar no ciclo de tratar doença”. Explica Daniela Côrtes.

Vários profissionais se manifestaram em ajudar nesse processo de prevenção, desde os médicos até diretores, técnicos de enfermagem, agente comunitário de saúde e enfermeiros indígena, nutricionistas e equipes da DSEI.

Na reunião foram expostas todas as situações de agravamento da saúde desses pacientes, além de identificar qual o problema nas aldeias para então conseguir uma melhoria. “No fim concluímos que realmente há necessidade de intensificar e aperfeiçoar as ações nas aldeias, buscar saneamento básico para então conseguir promover saúde através dessas ações preventivas”. Destacou a secretária.

“Fico agradecido com a iniciativa da Secretaria de Saúde de Barra do Garças em buscar o apoio do conselho e na preocupação com a saúde indígena. Estou aqui para apoiar como fiscalizador de atuação do DSEI e fiscalizador das ações para melhorar e promover a saúde nessa localidade”. Frisou o Presidente do Condisi, Saulo.

Na próxima agenda será apresentado os planos de ações que serão implementados para essa melhoria, como o acompanhamento mais próximo das crianças na pesagem e nutrição.