06/03/2018 14:18:00312 exibições

DNIT presta contas de obra do anel viário em Barra do Garças

SECOM

Prefeitura Municipal de Barra do Garças - Mato Grosso

Na audiência foi lançada a licitação do trecho de Goiás e pedido de Roberto Farias para inclusão de obras para conter as inundações no Nova Barra são atendidas

Uma das obras mais importantes para as cidades de Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Aragarças-GO está em andamento. A construção do anel viário com duas pontes ligando Mato Grosso e Goiás e um desvio de 9,9 km para desafogar o transito de carretas e caminhões nas três cidades está em ritmo acelerado desde que foi incluída nas obras do PAC em 2017.

Na segunda-feira (5/3), a cúpula do DNIT chegou em Barra do Garças para fazer uma prestação de contas sobre a obra que já consumiu R$ 40 dos 65 milhões previstos e está assegurada até o final por faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Programa Avançar.

Participaram da prestação de contas do DNIT sobre a obra do anel viário: os senadores José Medeiros, Welington Fagundes; os prefeitos Roberto Farias (Barra do Garças), José Elias (Aragarças) e o secretário Tiago representando o prefeito de Pontal do Araguaia Gerson Rosa. Já foram empenhados 40 milhões até o final de janeiro dos 65 milhões previsto para obra.

A outra novidade é que o DNIT acolheu o pedido do prefeito Roberto Farias e decidiu inserir a obra de drenagem da avenida Amazonas dentro do projeto do anel viário beneficiando aos bairros Nova Barra Sul e Norte. Cerca de R$ 2 milhões serão empregados nesta obra de drenagem.

Durante a audiência com a participação de autoridades, o supervisor do DNIT em Goiás, engenheiro Volnei Vieira de Freitas, que já atuou na região de Barra do Garças, apresentou o trajeto do anel viário em solo aragarcense e para tanto usou uma animação gráfica.

O engenheiro informou que o anel viário passará margeando o batalhão do Exército porém houve uma decisão de não adentrar a área militar que tem uma imensa reserva ambiental. “Tivemos que optar por um caminho um pouco maior mas que também deixa um espaço para o crescimento da cidade de Aragarças”, ponderou.

O anel viário de Aragarças seguirá por uma área acima do Exército até a Br 158 e retornando fluxo até entroncamento com a BR 070 onde o município ganhará uma novidade: um viaduto. “Para compensar esse trajeto maior estamos incluindo no projeto um moderno viaduto que dará mais segurança aos motoristas das duas rodovias e a entrada da cidade de Aragarças”, completou.

No discurso o senador Wellington Fagundes reforçou a importância da fiscalização dos municípios, "queremos reforçar a importância da fiscalização das três prefeituras e das câmaras para acompanhar e não permitir o afogo e invasão do traçado do anel viário atraves do plano piloto para que a obra atenda a população absorvendo o tráfego de veículos pesados, já qie hoje grande parte do contorno está em área urbana", frisou.

 

Prefeitura Municipal de Barra do Garças • Rua Carajás, 522 • Centro • CEP 78.600-000 • Fone: (66) 3402-2000
Araguaia Networks Designed by André Luiz