13/12/2017 15:50:00892 exibições

“É com muito pesar que informamos o falecimento de Zélia dos Santos Diniz, uma grande mulher, professora, historiadora e escritora, que nos deixou na manhã desta quarta-feira (13/12/2017) vítima de um acidente de trânsito. Lamentamos profundamente seu passamento neste dia triste para Barra do Garças e todo a região.

Zélia dos Santos Diniz nasceu no dia 28/02/1938 em Pacatuba/CE, foi regente e gestora escolar no ensino fundamental, médio e superior; trabalhou nos Estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Goiás, onde residia na cidade de Aragarças. Foi presidente da Academia de Letras, Cultura e Arte do Centro oeste, desenvolveu atividades como palestrante em comemorações cívicos-militares, foi integrante, como palestrante, da Ação cívica e social (ACISO) do 58º Batalhão de Infantaria Motorizada.

A educadora, historiadora e escritora participou da comemoração do Cinquentenário de Barra do Garças em 1998, organizou concursos literários, varais e chuvas de poesias, exposições de artes plásticas, artesanatos e lançamento de obras literárias através da Academia de Letras, cultura e artes do Centro oeste e do Centro Cultural Fundação Brasil Central e criou o Museu da Casa das Pedras, disponibilizando o imóvel e o acervo pessoal.

Escreveu vários livros: Município de Aragarças, Conhecendo Barra do Garças, Redescobrindo o Brasil, Conhecendo Torixoréu, Aragarças como te vi, Cinquentenário de Emancipação Política de Barra do Garças, Araguaia – Leste/Oeste e Nas trilhas do Roncador.

Seu compromisso com a educação, história e cultura teve influência direta com a formação da identidade cultural de nossa região, não somente na sala de aula como em toda a sociedade deixou um legado muito grande e uma lacuna que jamais será preenchida.

Zélia dos Santos Diniz faleceu aos 79 anos.

Desejamos aos familiares e amigos força e solidariedade.”

Roberto Ângelo de Farias
Prefeito de Barra do Garças