08/12/2017 15:37:00777 exibições

Barra do Garças finaliza 1ª semana de Sistema de Gestão de Segurança Operacional em Aeroporto Municipal

DHYEGO RODRIGUES

Prefeitura Municipal de Barra do Garças - Mato Grosso

O transporte aéreo é considerado o meio de transporte de passageiros mais seguro do mundo, para ser reconhecido como tal, existe um sistema de segurança operacional que estabelece política de segurança dentro de cada aeroporto. O sistema deve ser caracterizado, avaliado e atribuído um perfil de risco, considerando a identificação de perigos, análise e avaliação, além da mitigação desses riscos.

Sabendo dessa importância, a administração do Aeroporto de Barra do Garças, finaliza a 1ª semana de Sistema de Gestão de Segurança Operacional, após apresentações de projetos, feiras e premiações voltadas ao sistema de segurança.

Durante a semana foram expostos a passageiros e alunos no saguão do aeroporto, lixos encontrados no pátio e pista de decolagem descartados por usuários antes do embarque nas aeronaves. Esses lixos são conhecidos tecnicamente como Foreign Object Damage (FOD) ou Dano por Objeto Estranho.

A segurança operacional no sector aeroportuário é o resultado de um conjunto de medidas e procedimentos aplicados aos aeroportos, que servem de suporte às aeronaves com vista a reduzir o mais baixo nível aceitável de risco de ocorrências em operações aeroportuárias, incluindo em aeronaves, pessoas, veículos, equipamentos e infraestruturas.

Prefeitura Municipal de Barra do Garças • Rua Carajás, 522 • Centro • CEP 78.600-000 • Fone: (66) 3402-2000
Araguaia Networks Designed by André Luiz