29/03/2017 16:23:00252 exibições

Renovação de contrato do Cine Club Fleury Belém, continuará com parceria do Núcleo de Produção Digital da UFMT

DHYEGO RODRIGUES

Uma das primeiras ações da Secretária Municipal de Cultura, foi a implantação e inauguração do Cine Clube Fleury Belém, que levo o nome de um ícone do cinema da região, uma nova forma da população de Barra do Garças despertar o interesse e ter acesso a cultura do local onde vive.

Desde a sua Inauguração, em outubro de 2015, o Cine Clube vem oferecendo cinema gratuito à população, como uma nova alternativa de cultura e lazer, que traz além da exibição de filmes que não se encontram em cartaz, mas também, realização de debates com participação de grandes cineastas, críticos, e público geral.

O projeto tem parceria do Núcleo de Produção Digital (NPD), onde estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso, (UFMT) campus Barra do Garças, realizam trabalhos audiovisuais e expõem para a comunidade através do Cine Clube.

Segundo a Secretaria de Cultura do Município Elvira Leite, este ano o projeto sairá as ruas da cidade. “Depois de um ano de contrato, estamos renovando ele com um diferencial. Vamos tentar expandir, levando o cinema para os bairros com o projeto: Cultura! Tô no bairro. Assim vamos mostrar os interessantíssimo documentários produzidos pelo NPD”. O projeto visa anda, levar dança e música para o cidadão Barragarcense.

Para o coordenador do NPD Edson Spenthof, o projeto visa além de mostrar os trabalhos produzidos na academia, mas também a cultura da região. “O Núcleo de Produção Digital, visa incentivar a produção por meio de oficinas para a população local e de criação dos cines clubes, focando a região do Araguaia. O projeto é de suma importância, principalmente porque a Universidade faz parte desse processo, onde os estudantes dialogam com a sociedade e aproveitam para fomentar discussões do que nós somos, da nossa cultura, formando assim o senso crítico”.