21/10/2015 15:58:00374 exibições

Focos de incêndio na encosta podem atingir Serra Azul

RONALDO COUTO

Desde ontem a brigada contra incêndio florestal de Barra do Garças está mobilizada para conter alguns focos de incêndio na encosta da Serra Azul perto da Associação dos Animais que podem novamente atingir o parque como aconteceu em 2014.

Os brigadistas pediram reforços e estão atuando perto do setor de chácaras e sítios que ficam as margens da rodovia MT 100 atrás do parque. O Corpo de Bombeiros também está empenhado nesse trabalho para conter esses focos, o tenente Rebouças disse estar torcendo para que chegue logo as chuvas e minimize o problema.

“Nós estamos controlando esses focos de incêndio para não atingir o parque”, frisou Garrincha da Associação. Ele agradeceu o apoio da Sema, Ibama, Aeronáutica, Exército, IFMT, UFMT, Corpo de Bombeiros e da prefeitura de Barra do Garças que disponibilizou um caminhão-tanque para conter a situação dos focos de incêndio atrás da serra.

Em 2014, um fazendeiro ateou fogo também atrás do parque e provocou uma destruição de 70% do parque. Para evitar essa situação Garrincha espera contar sempre com a sociedade.

O parque da Serra Azul continua fechado administrativamente pela Sema que cobra a implantação do plano de manejo por parte do governador Pedro Taques que inclui a colocação de trilhas e retomada de guardas no parque.