23/06/2015 14:07:00659 exibições

Projeto Cuidando das Nossas Águas recolhe mais de 3 toneladas de lixo nos mananciais do Araguaia

KAYC PEREIRA ALVES

O projeto “Cuidando das Nossas Águas” conseguiu retirar 3 toneladas e 220 quilogramas de resíduos sólidos dos rios Araguaia e Garças e de outros mananciais da região em seu 10º encontro ocorrido no dia 7 de junho.

Idealizado em 2005 e executado desde então por Francisco Cândido da Silva, conhecido como Garrincha, o projeto ganhou maior dimensão esse ano graças à parceria com o setor público, privado e sociedade civil.

O encontro reuniu aproximadamente 180 voluntários, divididos em duas equipes para a coleta de lixo, tanto em água quanto em terra.

Além das coletas ocorreram outras atividades como oficinas pedagógicas, realizadas pela Escola Francisco Dourado (E.E. Francisco Dourado), voltadas para a importância da preservação do meio ambiente e a realização de artesanato a partir de materiais reutilizáveis como porta lápis, porta treco e porta prendedor de roupa.

Para simbolizar o compromisso com os recursos hídricos da região, houve ainda o momento do abraço coletivo ao Rio Araguaia realizado sobre a passarela das pontes que separam os dois Estados.

Para a coordenadora geral do evento Mirian Francisca Martins, da Vigilância em Saúde Ambiental - ERSBG, esse momento demostrou que a conscientização com o meio ambiente é um ato coletivo. “Temos em nossas cidades pessoas que se preocupam em cuidar dos nossos recursos hídricos, para que não venhamos a sofrer com escassez de água como em outras regiões do país e do mundo”, afirma.

O projeto “Cuidando das Nossas Águas” ainda promoveu um concurso que premiou as melhores fotografias tiradas nos mananciais da região. As fotografias eram publicadas pelos concorrentes na página do evento na rede social Facebook com a hashtag #cuidandodasnossaságuas e a aquela que tivesse mais “curtidas” ganharia o passeio ofertado pela Roncador Expedições. Foram 34 fotos publicadas que renderam um total de 2.325 curtidas.

A organização do evento conseguiu envolver os coordenadores do Meio Ambiente de Aragarças (GO), Barra do Garças e Pontal do Araguaia (MT), a ONG Amigo dos Animais, bem como importantes instituições de ensino como Faculdade Cathedral, IFMT, UFMT e a Escola Estadual Francisco Dourado e outras vertentes organizadas e não organizadas da sociedade civil e empresários.